Livro edição normal, em excelente estado de conservação.
Casa entre vértebras - Wesley Peres
INFORMAÇÕES DO PRODUTO
ISBN-13: 9788501079428
ISBN-10: 8501079421
Ano: 2007 / Páginas: 224
Idioma: português
Editora: RecordSinopse:
Tudo será difícil de dizer: a palavra real nunca é suave, afirma Orides Fontela num dos poemas de seu primeiro livro, Transposição, publicado no final da década de 1960. E é na poesia lúcida e melancólica de Orides que Casa entre vértebras, o romance de estreia de Wesley Peres, encontra uma de suas principais inspirações. Daí a proliferação ao longo da narrativa de certos temas e imagens: o ser, o nada, a morte, a palavra, o silêncio, gavetas, aranhas, espelhos... Um repertório de obsessões que também remete à literatura de Clarice Lispector, tão fragmentada e digressiva que a princípio foi criticada por seu caráter incompleto, de experiência inacabada.
O mesmo poderia ser dito do extenso monólogo desse narrador angustiado, que em Casa entre vértebras apresenta seus impasses e estranhamentos, misturando aos enigmas da existência o mistério da própria linguagem. A exemplo do que ocorre na obra de Clarice e na moderna ficção que veio à luz no século XX, neste romance a consciência individual ocupa o primeiro plano. E ela se manifesta por meio de vazios, de fragmentos. O conteúdo dessa fala é o infalável, o que as palavras não dizem, ou aquilo que refletem espelhos quebrados.
O exercício de falar é infindo, pois a compreensão do mundo é algo que se dá aos poucos, às escuras. Nesse contexto, a literatura exprime mais o esforço de dizer - o tatear, o tentar escrever - do que a própria coisa dita, que é sempre retardada e descontínua. Emaranhado na trama de sua linguagem, o narrador tenta compor um dicionário de si mesmo, procura viver sintaticamente, como um conjunto de vértebras, e esse desejo de ordem e harmonia é que o empurra sempre para o oco do silêncio, o nada que se revela núcleo de todas as coisas. São descobertas dessa natureza que sua palavra áspera e incansável nunca termina de dizer.